Não encontrou o que precisa? Pesquise Aqui!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

JEROBOÃO E A IDOLATRIA DE SALOMÃO

Moloque deus dos Amonitas -

Foto de fornalha destinada a sacrificios

humanos, especialmente de crianças.


Jeroboão ,um efraimita, filho de Nebate, efrateu, da cidade de Efraim, era servo de Salomão e era órfão de pai,(cuja mãe era mulher viúva, por nome Zerua), ainda era jovem, e tinha sido colocado por Salomão como capataz de uma de suas obras e, percebendo e vendo Salomão a este jovem, que era capaz,valente e laborioso, ele o pôs sobre todo o cargo da casa de José. I Reis 11: 28

Um dia saindo de Jerusalém, encontrou no campo o profeta Aías que revelou-lhe em segredo que o SENHOR lhe daria dez tribos do reino de Israel por causa da idolatria de Salomão. I Reis 11:29, o profeta pegou a roupa nova que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços.
E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos. Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemós, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andaram pelos meus caminhos, para fazerem o que é reto aos meus olhos, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai. I Reis 11: 33
da mão de seu filho Roboão tomarei o reino, e darei a ti, as dez tribos dele. E a Roboãp darei uma tribo; para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome. I Reis 11:36

Jeroboão e a sua descendência ficariam no trono das dez tribos de Israel, depois da morte de Salomão, desde que ele e a sua descendência ouvissem e obedecessem ao SENHOR em tudo.
1º, que andassem nos Seus caminhos,
2º, fizessem o que era reto perante Ele,
3º, guardar os Seus estatutos e os Seus mandamentos, como fez Davi. I Reis 11: 38

Por causa da idolatria de Salomão por seguir e sacrificar a deuses estranhos, o Senhor rasgou o reino de Salomão suscitando inimigos adormecidos a Israel do tempo de seu pai Davi a saber:
A paz que existia no reinado de Salomão, e que lhe havia permitido dedicar todo o esforço da nação em atividades pacíficas dando-lhe uma invejável prosperidade, começou a ser ameaçada pelos seus inimigos. "Para os perversos, diz o meu Deus, não há paz" (Isaías 47:21). Três deles são descritos aqui:
· Hadade o edomita: da linhagem real de Edom, ele havia fugido ainda muito jovem para o Egito com alguns dos seus homens quando o rei Davi conquistara Edom. Este era um território, atualmente da Jordânia, de importância estratégica pois controlava o caminho para o mar Vermelho. Hadade casou-se com a cunhada do faraó, e voltou para Edom durante o reinado de Salomão, dando início a operações militares contra ele.
· Rezom, rei de Damasco: bandoleiro, fugido de Zobá onde Davi havia feito um morticínio, foi coroado rei de Damasco pelos seus homens. Ele agora reinava sobre a Síria e detestava Israel, fazendo-se seu adversário todos os dias de Salomão.
· Jeroboão da tribo de Efraim: ainda jovem, tinha sido colocado por Salomão como capataz de uma de suas obras levantou a mão contra o rei Salomão, que sabendo de sua eleição para o reino de Israel e este procurou matá-lo. I Reis 11:30 Mas conseguiu fugir para o Egito onde esteve até a morte de Salomão , e foi bem acolhido pelo rei Sisaque.
Devido a sua prostituição com outros deuses, Salomão se tornou num dos maiores fracassos de toda a história bíblica. A origem do fracasso foi o seu amor por mulheres estrangeiras. Riquíssimo e famoso, não havia falta de reis e príncipes ao seu redor que lhe oferecessem suas filhas, irmãs e parentes em casamento.
· Multiplicou mulheres para si: um milhar delas, entre esposas e concubinas Contrariando o dito do senhor Deuteronômio 17: 17
· Muitas das suas mulheres eram das nações com cujas mulheres o SENHOR havia especificamente proibido os judeus de se casarem Deuteronômio 7:1-4
As conseqüências desses casamentos, claramente já previstas na lei, inevitavelmente vieram sobre ele: em sua velhice (pouco mais de 50 anos) suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses.
O seu coração já não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como havia sido o de Davi seu pai. que se limitou a tomar para si mulheres israelitas e nunca faltou em sua fidelidade ao SENHOR com respeito à idolatria.
Talvez nos surpreendamos em como Salomão podia deixar o SENHOR Deus de Israel para seguir e edificar santuários para esses deuses cananeus, depois de ter construído e consagrado um tão suntuoso templo para o verdadeiro Deus:
1. Astarote, deusa dos sidônios: chamada "rainha dos céus", Jeremias 44: 25 freqüentemente associada ao deus-sol Baal Ela eqüivale à deusa Semíramis da Babilônia, como Baal ao deus-sol Também era chamada Istar, uma das grandes deusas dos assírios.
2. Milcom, ou Moloque abominação dos amonitas: seu deus nacional, a quem se sacrificavam crianças que eram queimadas vivas. Seu símbolo era o fogo, e o peixe, símbolos também dos babilônios. Eqüivale ao Quemós dos moabitas.
A origem desses deuses, como vemos, está na Babilônia, fazendo parte da religião babilônica que é a mãe de todas as religiões pagãs do mundo, Dela lemos em Apocalipse 17: 5
Os israelitas haviam sido prevenidos contra adorar outros deuses, particularmente o deus Moloque Êxodo 20:1-6; Levítico 18:21; 20:1-5).
É de se notar que Salomão não se afastou de Deus de repente. Isso se deu aos poucos ao casar-se, primeiro com uma princesa do Egito, depois outras princesas, muitas das quais cananéias. Para agradá-las ele permitiu que continuassem na sua idolatria e eventualmente construiu santuários para que ali oferecessem incenso e fizessem sacrifícios aos seus ídolos. Por fim, ele próprio comparecia com elas para assistir e tomar parte nos rituais.
Um "pequeno" pecado só para agradar os outros ou para manter uma amizade pode ser o primeiro passo no caminho que nos afasta de Deus.
O SENHOR se indignou com Salomão por causa da sua infidelidade, e lhe apareceu novamente, pela terceira e última vez, avisando que o reino de Israel seria tirado do seu filho e dado ao seu servo, porque Salomão não havia cumprido com a sua parte da aliança feita após a dedicação do templo
Salomão, em oração pediu sabedoria ao Senhor e Foi atendido prontamente. Deus lhe disse: “Eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará” (I Rs. 3:12). A sabedoria foi tão ímpar que causava admiração a todos os povos da terra, mais o rei não a ultilizou perfeitamente ele tornou essa sabedoria do alto em terrena e carnal,
Salomão, o lúbrico, casou com setecentas mulheres princesas, e ainda teve trezentas concubinas para deleite sexual. A sabedoria foi tão terrena e diabólica, que Salomão a usou para oprimir o povo cobrando altos tributos. Pois para alimentar mil mulheres, os servos e os príncipes nos banquetes, “o provimento de Salomão era, a cada dia, trinta coros de flor de farinha, e sessenta coros de farinha. Dez vacas gordas, vinte vacas de pasto, e cem carneiros, afora os veados e as cabras monteses, e os corsos, e as aves cevadas” (I Rs. 4:22-23).
Proviam, pois, estes provedores, cada um no seu mês, ao rei Salomão e a todos quantos se chegaram à mesa do rei Salomão; coisa nenhuma deixavam faltar. I Reis 4:27
Recebia Salomão 666 talentos de ouro cada ano, além dos negócios com outros reis (I Rs. 10:14-15). O jugo imposto por Salomão era tão pesado, que depois da sua morte, o povo foi a seu filho Roboão, o novo rei, suplicando que ele amenizasse o seu julgo.
A medida gerah ou coro era a menor unidade de peso existente. A medida coro, e equivalente a 370 litros, 1 Rs 4:22; Ez 45:14. ômer, 360 litros, Ez 45:14 ...
A sua morte
Neste ponto chegamos rapidamente a um ponto final, como se não interessasse mais saber nada sobre o apóstata Salomão. Quase que desprezivelmente, está escrito "Quanto aos mais atos de Salomão, a tudo quanto fez, e à sua sabedoria, porventura, não estão escritos no Livro da História de Salomão?" I Reis 11: 41 É um triste fim para quem começou tão bem e gozou das ricas bênçãos de Deus, prosperando materialmente mais do que qualquer outro dos Seus servos aqui na terra. Mas não conseguiu permanecer nos caminhos de Deus e ser fiel até a sua morte.
Seria diferente se tivesse seguido o que ele próprio aconselhou no fim do seu livro de Eclesiastes: "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más."
Após a morte de Salomão, Roboão o herdeiro direto do trono reinou em seu lugar e foi para Siquém onde todo Israel se reuniu para o fazerem rei
Sucedeu que, Jeroboão,achando-se ainda no Egito, para onde fugira de diante do rei Salomão, voltou do Egito, Porque mandaram chamá-lo; veio, pois, Jeroboão e toda a congregação de Israel, e falaram a Roboão, dizendo: “Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos” (I Rs. 12:4). Roboão, porém recusando os sábios conselhos dos anciãos que serviram a seu pai,e que disseram que deveria amenizar o julgo para que o povo o servisse do bom grado,não aceitou e abandonando a prudência, foi tomar conselhos com seus amigos de infância que o aconselharam erroneamente e seguindo o louco conselho dos rapazes irresponsáveis que haviam crescido com ele, respondeu ao povo, dizendo: “Meu dedo mínimo é mais grosso que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões” (I Rs. 12:10-11). Esta declaração insensata de Roboão causou o desgosto de seus irmãos o qual disseram: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas. 1 Reis 12:16 e deus então separou a tribo de Israel em duas ,dez tribos de Israel pondo-os sob o julgo de Jeroboão e uma tribo ale da de Judá a Roboão para que se cumprisse a palavra do profeta aias rasgando assim o reino das mãos de Roboão filho de Salomão.




POR FCSS
PREBITERO DA IPJU
PVH – RO - BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário